O que é leitura dinâmica

Tempo de leitura: 8 minutos

O que é Leitura Dinâmica – Uma ferramenta que você DEVE dominar

A leitura é muito importante. Desde que iniciamos a nossa vida somos estimulados a ler e interpretar as informações ao nosso redor. Quando decidi escrever sobre o que é leitura dinâmica, estava pensando no benefício enorme que ela gera. Ler é conhecer e amadurecer.

A leitura faz parte do cotidiano de qualquer indivíduo. Em casa ou no trabalho a aprendizagem contínua é uma competência fundamental para o sucesso. Pense nos profissionais mais bem-sucedidos.

Eles estão sempre atualizados porque estão sempre aprendendo. Com a era da comunicação e da tecnologia, as mudanças são contínuas. Por consequência, as atualizações individuais também devem ser.

O cérebro humano precisa estar em constante aprendizado para que não entre em uma zona de conforto. Para que o processo de aprendizagem não seja lento e demorado, existem técnicas de processamento rápido de informações.

Ao descobrir o que é leitura dinâmica, você aprenderá uma destas técnicas. Sendo a leitura reconhecidamente uma atividade universal e certamente uma das habilidades mais importantes para a obtenção de conhecimento e acesso a informação, é preciso organizar este processo de maneira eficiente e eficaz.

É neste momento que aumentar a velocidade da leitura se torna um recurso poderoso. Isto permitirá a você incrementar conhecimento, melhorar a aprendizagem e, por consequência, crescer profissionalmente.

O que é leitura dinâmica?

o que é leitura dinâmica

Mas o que é leitura dinâmica? Ela pode ser definida como um processo de reconhecer e absorver conteúdos através de métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, porém mantendo a compreensão e retenção da informação.

Em outras palavras: quando você compreender o que é leitura dinâmica e como utilizá-la, você vai poder ler muito mais rápido, compreendendo bem os textos lidos e retendo a informação. Uma habilidade muito valiosa.

No dia a dia com a quantidade de informações que devemos processar é importantíssimo que sejamos rápidos e eficientes. Tente recordar de quantos e-mails, relatórios, posts, textos em revistas ou jornais você encara diariamente.

Tente lembrar quantas delas foram necessárias para tomadas de decisões. Provavelmente a sensação de pressão para conseguir absorver rapidamente todas estas informações deve lhe deixar exausto.

Sim, o volume de informação produzida e que precisamos consumir cresce de maneira alarmante. Por mais que você filtre os conteúdos mais importantes, a verdade é que ainda assim é difícil ler tudo.

A maior parte das pessoas lê em média uma taxa de 150 palavras por minuto. Alguns leem naturalmente mais rápido que outros. No entanto, aplicando certas técnicas é possível dobrar, triplicar, ou aumentar ainda mais essa velocidade.

Veja a seguir algumas técnicas e dicas que podem melhorar as suas habilidades para acelerar a sua leitura.

Está gostando deste artigo? Quer dar um incentivo para continuarmos produzindo material gratuito para você? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais, é de graça e nos ajuda muito 🙂

Atinja o máximo da sua Produtividade!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber nossas ferramentas gratuitamente!

O que é leitura dinâmica – principais técnicas

o que é leitura dinâmica

Use suas mãos

Recorde-se de quando você aprendeu a ler. Com certeza você utilizava seus dedos para acompanhar o texto e não se perder. Utilizar as mãos, é uma técnica simples para dar ritmo a leitura.

Ela permite que o processo de leitura seja acelerado, mantendo um nível de compreensão constante. O método consiste basicamente em deslizar o dedo indicador, ou um ponteiro como uma caneta, na frase que se está lendo.

Esse processo permite dois incrementos: o aumento da velocidade e do foco no que se está lendo. Ou seja, um estímulo que gera duas respostas, rapidez e efetividade na absorção do conhecimento. Isso é produtividade máxima 🙂

Scanning (ou pré-visualização)

O Scanning é um método que envolve mover os olhos rapidamente pela página, muitas vezes, e identificar palavras e frases específicas à medida que a leitura evolui. As principais frases que forem identificadas podem ser as frases chaves daquele texto.

Esta técnica permite aprender a expandir sua visão periférica, evitando que você leia cada palavra do texto, e te estimulando a pousar o olhar sobre o que é realmente importante e traz a ideia básica do conteúdo.

O scanning é uma técnica que pode ser muito útil na criação de mapas mentais para organizar as informações que você está buscando.

Sub-vocalização

Se você não está acostumado com o conceito de sub-vocalização, é o simples fato de ouvir-se ao ler. Esse hábito é formado porque a maioria das pessoas aprendem a ler falando em voz alta quando ainda crianças.

Consequentemente, subconscientemente sua mente começa a vocalizar qualquer texto que se lê. Ou seja, uma voz na sua cabeça narra o texto que está sendo lido. Vocalizar ajuda com a compreensão, mas não é fator determinante.

O treino para otimizar a sub-vocalização, associado ao uso das mãos, te permite que se associe mais rapidamente o conteúdo aumentando a velocidade que você ouve as palavras na sua cabeça.

Pratique

O que é leitura dinâmica além de um novo hábito. E assim como qualquer novo hábito, ela deve ser exercitada. Não é da noite para o dia que você se torna um leitor capaz de ler 500 palavras por minutos. É necessário investir tempo e esforço.

E o resultado final vale a pena, pois você desenvolve uma capacidade de ler mais rápido que 99,5% da população. Isto desenvolverá em você uma capacidade espetacular para adquirir novos conhecimentos e abrir novas oportunidades.

O que é leitura dinâmica – principais dicas

o que é leitura dinâmica

  • Evite distrações: crie um ambiente onde haja poucas interrupções e distrações para que você consiga se concentrar no texto que está a sua frente;
  • Vá com calma: comece a ler textos mais simples. Artigos online podem funcionar para você entender qual a melhor técnica que se aplica a você;
  • Cronometre: mensure quanto tempo você usou para ler o texto, e avalie o seu nível de retenção do conteúdo;
  • Saiba quais informações extrair do texto: assim você consegue mapear mais facilmente os principais textos que respondem as suas necessidades;
  • Tenha uma meta para seu progresso: afinal “o que não é medido não pode ser gerenciado“;
  • Pratique, pratique, pratique: e pratique mais um pouco. Pode ser uma frase clichê mas “a prática leva a perfeição”.

Então, o que é a leitura dinâmica? Um hábito para que você possa melhorar sua velocidade de leitura e como todo novo hábito envolve prática. Lembre que quanto melhor a sua eficiência e eficácia durante a leitura maiores serão seus ganhos pessoais e profissionais.

Mas essa evolução não é um percurso fácil de ser seguido. Por isso, quando se utiliza de um método que estruturado os resultados obtidos são muito mais eficazes.

O que é leitura dinâmica – curso online Fast Read

o que é leitura dinâmica

O curso Fast Read é um método do Renato Alves que se propõe a ensinar técnicas de leitura dinâmica. O Renato Alves é um dos maiores especialistas no assunto e pode ajudar você a conquistar essa habilidade. Com o curso dele você poderá:

  • Impulsionar sua carreira: mantendo-se atualizado utilizando a leitura dinâmica em relatórios, documentos, livros e jornais;
  • Tomar decisões inteligentes: afinal, você terá um acervo mental de informações úteis para tomar decisões assertivas;
  • Responder rapidamente: quanto maior o seu conhecimento, maior se torna o seu poder de liderança e respostas rápidas a situações adversas;
  • Se distanciar da concorrência: conhecimento vai diferenciar você na perspectiva de empregadores e clientes;
  • Ser inspirador: seja admirado por ser reconhecido como uma pessoa culta e bem informada sobre diversos assuntos;
  • Assumir o controle: conhecimento é poder. Use-o a seu favor para assumir o controle da sua vida.

Fast Read é um conteúdo único em que você receberá um treinamento de alta qualidade com uma excelente didática. Recomendadíssimo para quem deseja extrapolar os limites da sua produtividade. Saiba mais no vídeo abaixo:

Clique aqui para adquirir o curso e tenha excelentes resultados na sua vida pessoal e profissional!

Gostou deste artigo? Quer dar um incentivo para continuarmos produzindo material gratuito para você? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais, é de graça e nos ajuda muito 🙂

Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *