Como se comportar em uma entrevista de emprego – 5 dicas matadoras

Tempo de leitura: 9 minutos

Se você foi convidado para uma entrevista, é sinal que já passou por um funil de currículos, se destacando entre vários candidatos. Mas a vaga ainda não é sua. Por isso é muito importante saber como se comportar em uma entrevista de emprego.

Muitos profissionais perdem excelentes oportunidades por cometerem deslizes que passam despercebidos. Preparamos 5 dicas, que vão além do respirar fundo e controlar a ansiedade, e que te auxiliarão neste momento decisivo. Sua próxima oportunidade profissional te espera!

Como se comportar em uma entrevista de emprego – Dica #1 Dress code

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Quando estiver se preparando para a sua entrevista de emprego não se esqueça da primeira impressão. Lembre-se que ela será seu primeiro contato com o recrutador.

Então, a primeira dica sobre como se comportar em uma entrevista de emprego é: use as suas roupas como ferramenta de comunicação.

Mas como se comportar em uma entrevista de emprego e saber quais são as roupas adequadas para aquele momento? Os recrutadores estão sempre em busca de candidatos que apresentem perfil condizente com a vaga ofertada.

É verdade que hoje não se espera que o profissional apareça em qualquer seleção de terno e gravata. No entanto, para algumas empresas e para alguns cargos, esta vestimenta pode ser um pré-requisito. Estude a empresa antes de ir a entrevista.

Desse modo, se a cultura da empresa for excessivamente formal, não custa nada dar uma caprichada extra no traje social. Mas se a empresa possui um perfil mais informal, roupas discretas que lhe deixem à vontade são ótimas opções.

Roupas muito extravagantes podem dar a entender que você não tem interesse em se adaptar ao ambiente. Acontece que nenhuma empresa quer alguém incapaz de se adaptar ao ambiente dela.

Assim, considere com calma qual roupa vai usar caso opte por um visual mais informal. No final das contas, você deve ser lembrado pelo que sabe fazer, não pela sua aparência. Assim, evite roupas que chamem atenção excessiva.

Uma boa sugestão é evitar estampas, cores fortes, longos decotes, acessórios em excesso, roupas de passeio, ou muito curtas e maquiagem muito forte. Não custa reforçar que o dress code vai além da vestimenta. Cabelos, barba e unhas também falam muito sobre você.

Como se comportar em uma entrevista de emprego – Dica #2 Vocabulário

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Mesmo você sabendo que você é o candidato ideal para aquela vaga, o entrevistador não tem como adivinhar. Saber “se vender” é um ponto muito importante durante a entrevista de emprego.

Afinal, depois da primeira impressão, aquela que sua roupa passou, o que você fala dali em diante é critério classificatório. Por isso, não há como se comportar em uma entrevista de emprego adequadamente sem ter um bom vocabulário.

Então, dica mais que essencial: evite a todo custo gírias, palavrões e palavras chulas. Elas não transparecem que você é extrovertido, mas sim um possível arrogante. 

Isto não significa que a maneira de se comportar em uma entrevista de emprego, tenha que ser completamente formal. Mas sim simples e direta. Por exemplo, todos já enfrentaram uma situação adversa no trabalho.

Por isso ao invés de usar a palavra problema, que tal substituí-la por “desafio“, que demonstra persistência. Ou trocar a palavra ajudar, por “dar suporte“, que demonstra maior espírito de equipe.

Usar a palavra “comprometimento” durante a entrevista de emprego, demonstra que você tem objetivos e está disposto a colocá-los em prática. São mudanças simples no discurso, mas que fazem grande diferença para o recrutador.

Está gostando deste artigo? Quer dar um incentivo para continuarmos produzindo material gratuito para você? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais, é de graça e nos ajuda muito 🙂

Atinja o máximo da sua Produtividade!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber nossas ferramentas gratuitamente!

Como se comportar em uma entrevista de emprego – Dica #3 Linguagem corporal

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Outro ponto crítico na entrevista é a sua linguagem corporal. Ela está no subconsciente de todos nós. Pense em como se sentar na cadeira, onde está concentrado o seu olhar, qual está sendo sua expressão facial, etc. Tudo isso vai ajudar a transmitir uma impressão positiva ou não.

Você tem o hábito de gesticular bem as mãos? Consegue falar olhando nos olhos sem parecer desafiador? Pense nisto. Estes fatores são muito importantes no momento da entrevista.

Mesmo que seu entrevistador não seja expert no assunto, a influência da linguagem corporal é percebida por ele. Seja conscientemente ou inconscientemente. Mas não precisa sacrificar sua espontaneidade. Basta saber o que alguns gestos e ações representam e usá-los, ou não.

Por exemplo, como se comportar em uma entrevista de emprego no primeiro momento que se entra na sala? Seu rosto transmitirá o primeiro recado ao entrevistador. Sorrir suavemente é um gesto simples e que demonstra segurança e simpatia.

Um aperto de mão firme e uma voz segura e em bom volume e tom com certeza ajudam neste momento. Ao se sentar, mantenha sua coluna ereta e suavemente inclinada para seu entrevistador.

Passe a mensagem de equilíbrio e interesse. Ao responder perguntas, não desvie o olhar, responda clara e objetivamente o que foi perguntado. Saber como se comportar em uma entrevista de emprego é uma técnica que pode ser desenvolvida.

Se possível treine com alguém antes. Isso não quer dizer que você deve elaborar um personagem, mas sim ser autêntico, sereno e confiável. No final das contas você precisa apresentar quem de fato é e se está alinhado com a cultura do negócio.

Como se comportar em uma entrevista de emprego – Dica #4 Conhecimento técnico da vaga

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Antes dessa dica fica um alerta. Não insira no seu currículo experiências que você não possui. Isso é fraude, antiético e detestável. Se você não possui o perfil para aquela vaga, procure outra em que se encaixe melhor.

O mercado é grande e as oportunidades vão surgindo. É melhor buscar um cargo mais simples para o qual você tem conhecimento e experiência do que fraudar informações. Isso pode queimar seu nome no mercado e seria algo muito ruim.

Investir em você é algo essencial e se você quer crescer com certeza vai precisar se preparar. Como sugestão de desenvolvimento conheça nossos cursos clicando aqui.

Em algum momento, o entrevistador pode fazer alguma pergunta específica da vaga. E, como se comportar em uma entrevista de emprego, se você não tiver esse conhecimento prévio? Desenvolva habilidades técnicas como Excel, PowerPoint, Word, E-mails e outras ferramentas.

Curso Auditoria Interna e Governança Corporativa

Conhecimentos e habilidades em áreas como ciências, tecnologia, engenharia e matemática são muito importantes. Mas você pode ir além disto. Entender sobre processos, operações, negócios e a indústria específica em que atua é tão importante quanto.

Ler as características da vaga e da empresa, os requisitos mínimos de contratação e o campo de atuação é algo básico. Infelizmente muitos falham aqui.

Estudar sobre a empresa a que está se candidatando vai ser útil para transmitir alinhamento à cultura organizacional, suas metas e objetivos. Com isso em mente você terá o repertório alinhado para toda a entrevista.

Como se comportar em uma entrevista de emprego – Dica #5 Saiba seus pontos fortes e fracos

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Existem algumas perguntas que são feitas durante uma entrevista de emprego que podem parecer clichês. No entanto estas trazem muitas informações importantes a respeito do candidato.

Por isso é essencial saber respondê-las para entender melhor como se comportar em uma entrevista de emprego. Uma destas perguntas é “quais são seus pontos fortes e fracos?”. Um pergunta terrível para muitos candidatos.

A tentação inicial do candidato é parecer perfeito, mas isso todos sabem que não são. Assim, esteja muito consciente e seguro sobre o que responder em perguntas como esta. Elas são feitas com o intuito de expor o quanto o candidato é sincero e se autoconhece.

Quando estiver falando sobre seu pontos fortes, fale a verdade. Traga exemplos de situações que pode usar para demonstrar o porque você se reconhece com esta característica. Seja estratégico.

Curso gestão de processos, riscos, controles e indicadores

Assim, traga informações relevantes ao cargo que está se candidatando sem contar histórias sem fim e justificativa longas. Não diga somente o que acha que o seu entrevistador quer ouvir. Ele tem o feeling para distinguir o que parece verdadeiro e falso nas suas afirmações.

Quanto ao seus pontos fracos… permaneça sendo sicero. Evite esconder informações que poderão surtir efeitos negativos futuros. E como se comportar em uma entrevista de emprego diante de um questionamento que pode ‘levar tudo por água abaixo’?

Assim como seus pontos fortes, exemplifique. Os exemplos demonstram que você tem real consciência sobre o que precisa melhorar. E vá além, já indique que você tem um plano de ação de melhoria para aquela característica.

Pode parecer simples, mas isso mostra seu comprometimento com o desenvolvimento pessoal.

Como se comportar em uma entrevista de emprego: O Admirável Emprego Novo

Um dos nossos parceiros tem um plano completo para você conseguir seu Admirável Emprego Novo. O Marco Enes ensina profissionais a conseguirem cargos melhores e se realocarem através de passos fundamentais para o novo emprego. Alguns deles são:

  1. Defina seus objetivos de trabalho;
  2. Defina suas palavras-chaves;
  3. Encontre seu diferencial;
  4. Descreva o profissional que você é;
  5. Liste 5 empresas que você gostaria de trabalhar;
  6. Atualize seu currículo;
  7. Crie ou atualize seu perfil no LinkedIn;
  8. Atualize sua foto;
  9. Escreva uma carta de apresentação;
  10. Solicite 5 recomendações no LinkedIn;
  11. Solicite uma indicação para vagas em aberto;
  12. Prepare-se para a entrevista de emprego.

São passos simples que você pode conhecer e desenvolver muito mais no curso Admirável Emprego Novo. Como se comportar em uma entrevista de emprego é apenas um dos temas tratados neste ótimo curso. Assim, fica aqui uma excelente recomendação para você.

Gostou deste artigo? Quer dar um incentivo para continuarmos produzindo material gratuito para você? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais, é de graça e nos ajuda muito 🙂

Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *