Mapas Mentais – 5 vantagens de usar na sua rotina

Tempo de leitura: 8 minutos

Mapas mentais – um excelente método de raciocínio!

A utilização de mapas mentais é sem dúvida uma técnica poderosa e eficaz para estimular o raciocínio. Talvez você já tenha se deparado com situações em que rascunhou ideias num papel para solucionar um problema.

Todos nós naturalmente tentamos construir mapas mentais para estruturar o raciocínio, principalmente em situações complexas. Por isso, os mapas mentais têm sido muito utilizados para aumentar a velocidade de raciocínio e a produtividade.

Enquanto eu me preparava para obter a certificação CIA (certified internal auditor), criei vários deles. Neste artigo vou falar sobre mapas mentais de alta performance e vou te recomendar o melhor curso sobre o assunto.

Curso Auditoria Interna e Governança Corporativa

Se você ainda é um estudante, com certeza está ansioso para ser aprovado em seleções difíceis. Se seu medo está nas provas, recomendo este post e este também. Se você já está no mercado, sabe muito bem que a habilidade de resolver problemas é essencial.

Além disso, para crescer em sua carreira você precisa investir em conhecimento. Naturalmente o volume de assuntos para estudar aumentarão na carreira de profissionais de alta performance.

Se você está usando seu tempo agora apenas para se divertir gastando suas economias, pode ter certeza que alguém está se preparando para assumir aquela posição que você tanto quer. O mercado é assim e ele não perdoa a negligência!

Se você quer crescer na sua carreira, com certeza vai ter que estudar e desenvolver problem solving skills. Por isso convido você a ler este post até o final e analisar se os mapas mentais podem ou não lhe ajudar.

Veja também:
Técnicas de um estudante aprovado em 8 concursos federais
Como fazer leitura dinâmica – Aprenda com o recordista de memorização
Matriz GUT – Gerencie a sua rotina com ela

Mapas mentais – O que são?

Mapas mentais são basicamente diagramas ilustrados com palavras-chave que sejam familiares para você. As palavras e as ilustrações se conectam e estimulam a memória e a capacidade de raciocínio.

Estas ferramentas são importantes para turbinar sua produtividade. Você poderá usar mapas mentais como catalizadores para obter excelentes resultados em seus projetos pessoais e profissionais.

As conexões entre informações e ilustrações farão com que você fixe o conteúdo na mente e consiga analisá-lo melhor. Intuitivamente você já deve ter rascunhado mapas mentais sem saber o que eles são.

No entanto, existe uma técnica para tornar esta ferramenta mais efetiva. No curso mapa mental express você vai ser apresentado a esta técnica. Ela permite aprendizado detalhado aplicando esse sistema de representação, facilitando o rápido acesso à informação em sua mente.

Interessado em saber como você pode utilizar esta ferramenta no seu cotidiano? Assista o vídeo abaixo e descubra:

Agora que você entende melhor o que são os mapas mentais, conheça 5 vantagens deles para a sua rotina!

01. Mapas mentais – eficiência e eficácia

mapas mentais

Todos nós demandamos muito tempo para consumir, absorver e resgatar conteúdo. Normalmente utilizamos técnicas que são ensinadas como metodologia de estudo e pesquisa  que são ineficientes.

Exemplo disso é ler um conteúdo 3 vezes, fazer fichamentos e gravar aulas para depois assisti-las. Não que essas técnicas sejam inúteis, mas você poderia ser mais eficiente sem utilizá-las.

Imagine quanto tempo você economizaria ao ler um texto apenas uma vez e fixar isso na sua mente! Eficiência e eficácia são indicadores muito importantes para se tornar um profissional diferenciado no mercado.

Vivemos no momento em que mais se produz conteúdo na história, só que os dias permanecem tendo as mesmas 24h. Seu tempo é valioso, por isso dedique-se a desenvolver habilidades que o tornem mais produtivo.

Eficiência é fazer mais com menos e eficácia é fazer bem feito. Eficiência e eficácia são a base da produtividade e os mapas mentais podem lhe ajudar a conquistar isto.

02. Mapas mentais – percepção ampliada

Você precisa dominar seu foco. A técnica dos mapas mentais pode lhe ajudar com isso. Comece por definir o assunto principal que deseja analisar e divida-o em subtópicos. Assim os mapas mentais referentes aos subtópicos começarão a conectar-se.

Eles se unirão e acelerarão a sua formação de conhecimento. Desse modo sua mente segmentará o conteúdo e o colocará em ordem racional, fácil de lembrar. Quer um exemplo prático disto? Clique aqui e conheça o Diagrama de Ishikawa.

Utilizar mapas mentais mostrará os pontos fracos e fortes da sua capacidade analítica e o auxiliará a nivelá-los. Trabalhar as suas fraquezas por meio dos mapas mentais ampliará sua percepção.

mapas mentais

Aprender sempre exigirá algum esforço, e este será compensado pela conquista dos seus objetivos. O raciocínio rápido será um diferencial em sua carreira e se tornará uma marca profissional sua.

Está gostando deste artigo? Quer dar um incentivo para continuarmos produzindo material gratuito para você? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais, é de graça e nos ajuda muito 🙂

Atinja o máximo da sua Produtividade!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber nossas ferramentas gratuitamente!

03. Mapas mentais – fixadores de informações

mapas mentais

Mapas mentais auxiliam na fixação de informações. Não se trata apenas de decorar algo e pouco tempo depois não lembrar nem o título do conteúdo. Associar diagramas com o conteúdo estudado é como dizer ao seu cérebro que ele já viu aquilo antes.

Isso vai tornar seu raciocínio muito mais rápido e lhe ajudar a lidar com o excesso de informações. Veja mais no vídeo abaixo:

Sua mente pode funcionar como uma biblioteca de referências onde os mapas mentais são guias. Como resultado, recordar de um conteúdo específico vai ser bem mais simples. Isso porque o diagrama criará uma percepção de relevância.

Nossa mente não guarda informações que parecem inúteis, e ela julgará assim toda informação que não for absorvida corretamente. Ler o mesmo texto três vezes sem entender nada, sem ao menos refletir nas informações, gera esse tipo de fenômeno.

Caso não consiga fazer nenhuma associação, sua mente descartará rapidamente a informação mesmo que leia uma quarta vez. Você poderia ter um resultado muito superior em uma única leitura utilizando mapas mentais e leitura dinâmica.

Nesse outro post falamos sobre leitura dinâmicaAssociar o assunto estudado a um diagrama ou a uma palavra-chave funciona. Este é um valioso artificio dos mapas mentais.

04. Mapas mentais – otimizam sua memória

mapas mentais

Já aconteceu de você precisar lembrar de algo e “dar um branco”? O chamado “branco”, ou esquecer totalmente, é a consequência de consumir, absorver, mas não conseguir resgatar a informação.

Muitas vezes isso ocorre por falta de organização racional das informações ou por incompreensão do que foi estudado. Os mapas mentais ordenam as informações para facilitar o aprendizado e o resgate da informação.

A associação de informação nova com informação conhecida faz a ponte necessária para o resgate, pondo fim no tal “branco”.

O mapa mental otimiza o processo de alcance da informação que você estudou. Suas palavras-chave aumentam a sinergia da informação em sua mente, transformando um conhecimento complexo em algo simples.

Um diagrama simples e algumas palavras-chave são o suficiente para abrir a caixa de informações na sua mente. Será que isso não lhe faz lembrar dos fluxogramas?

Curso gestão de processos, riscos, controles e indicadores

05. Mapas mentais – dinamizam seus estudos

Mapas Mentais

Buscamos conforto em todas as áreas da vida e não é diferente com nossa mente. Ela não gosta de se sentir desconfortável, e qualquer assunto que pareça difícil gera rejeição. Por isso um bom método de aprendizagem deve ser prático e dinâmico.

Nosso cérebro aponta esse desconforto como uma ameaça ao conforto da ignorância. Se, por exemplo, não entendemos bem a dinâmica de números em uma equação, dessa experiência nossa mente registrará que não gostamos de matemática.

Os mapas mentais quebram essa barreira por possibilitar uma comunicação racional entre sua mente e o conteúdo a ser aprendido. Isso lhe permitirá fazer das informações já obtidas um parâmetro para absorver novas informações.

Assim a construção de informação em sua mente ficará mais flexível e rápida. Esta técnica também reduzirá confusões de informação e simplificará a conexão entre informações. Saiba mais no vídeo abaixo:

Para aprender mais sobre essa técnica baixe o e-book grátis O Poder dos Mapas Mentais.

Fica aqui a recomendação para que você conheça o curso Mapa Mental Express. Nele você aprenderá o método para organizar seu conhecimento, acelerar seu raciocínio e aumentar sua memória em 21 dias.

Gostou deste artigo? Quer dar um incentivo para continuarmos produzindo material gratuito para você? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais, é de graça e nos ajuda muito 🙂

Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.