Momentos de crise… 6 atitudes que você precisa tomar AGORA para passar por eles

Tempo de leitura: 9 minutos

Momentos de crise – Ela chegou

momentos de criseVivemos momentos de crise na economia brasileira. Até o início de 2014 haviam aqueles que defendiam que a crise econômica não passava de um grande exagero. Outros classificavam como argumento meramente político.

É pouco provável que alguém discorde agora que a crise existe. Passamos por uma das piores turbulências na economia de nosso país. A inflação descontrolada, a instabilidade política, os escândalos de corrupção enchem as manchetes diariamente.

A falência de empresas e o cruel desemprego fincaram o pé no Brasil e estão com muita má vontade de ir embora. Esse ambiente perturbador pode afetar seu emocional, em especial se for uma das vítimas do desemprego.

Enquanto as instituições republicanas tentam resolver os problemas políticos que não param de crescer, nós os trabalhadores que sustentamos a economia nacional temos de lidar com os cenários desafiadores de uma recessão violenta.

Apesar de não devermos manter uma postura pessimista, precisamos encarar os fatos com sobriedade. Cada um de nós está exposto aos efeitos da crise e seria muito imprudente não se preparar para o pior.

Hoje muitas famílias se encontram em uma situação amarga; dívidas crescentes e falta de emprego. Mas não se engane, a crise vai acabar. Quando? Isto ninguém sabe ao certo, mas a economia começou a reagir e animar o mercado.

Enquanto esses momentos de crise não passam você pode tomar algumas atitudes para proteger seu patrimônio. Na verdade, pode até mesmo aproveitar oportunidades que surgem nestas horas.

Momentos de crise – atitudes que devem ser tomadas

Atitudes positivas e necessárias vão fazer a diferença na sua passagem por estes momentos de crise. Veja as dicas que selecionamos para você se blindar do pior e se preparar para o melhor.

Momentos de crise: Dica 01. Reduza suas despesas

momentos de crise

A não ser que você tenha boas reservas de capital, este definitivamente não é o momento para gastar. Trocar de carro, comprar uma TV maior ou fazer aquela viagem para o exterior devem ser projetos futuros.

A taxa de juros está muito alta e consequentemente os financiamentos não estão nem um pouco atraentes. Não realize operações de crédito desnecessárias, principalmente para valores altos e muito cuidado com o dólar.

Em momentos de crise é melhor simplificar um pouco o estilo de vida. Pode ser que você decida reconsiderar o montante gasto em saídas para jantar. Compras não essenciais e reformas que podem aguardar um pouco têm de ficar em segundo plano.

Em termos de moradia, se estiver buscando um local para alugar, opte por uma opção que caiba bem no seu bolso. Enfim, controle suas despesas para evitar ficar endividado. Nunca deixe de fazer um orçamento e atualiza-lo religiosamente.

Conseguiu pensar em opções nas quais você pode economizar? Ótimo! Se você descobriu que após eliminar alguns gastos vai sobrar um pouco mais, chegou a hora de decidir onde você vai aplicar seus recursos.

Momentos de crise: Dica 02. Faça reservas

momentos de crise

As possibilidades de investimentos são muitas e o seu perfil de investidor é o que vai definir isto. Como recomendação para proteger seu patrimônio, evite alocar a maior parte dos seus recursos em investimento de renda variável.

Em momentos de crise, eleve a cautela. Diariamente as notícias mudam o ânimo do mercado, e isso afeta a renda variável. Se desejar aplicar nestes produtos, se municie de boa informação. Ela é a principal aliada do investidor.

Recomendo a utilização de ferramentas especializadas e independentes como o GuiaInvest PRO. Clique na imagem abaixo e conheça mais.

Se você quer fugir da renda variável, a poupança não é sua única opção. LCI, LCA e CDB são produtos que normalmente apresentam melhores retornos do que a poupança. Os dois primeiros são inclusive isentos de IR!

O novo queridinho da renda fixa é o Tesouro Direto. Ele apresenta ótimo rendimento, pode proteger você da inflação futura e te garantir ganhos reais. Tudo isso com aplicações pequenas que você pode fazer de casa.

Para conhecer melhor o Tesouro Direto é necessário estudar. Recomendo que conheça o curso “Segredos do Tesouro Direto“. Um material excelente desenvolvido por quem entende do tema como poucos. Clique na imagem abaixo e saiba mais.

Apesar da baixa rentabilidade, não elimine sua poupança. A liquidez dela é altíssima. Ela deve conter aquele dinheiro necessário para o dia a dia planejado no seu orçamento.

No caso do CDB e do Tesouro direto, a liquidez é menor e para aplicações que duram menos de dois anos, o imposto de renda é violento. Em alguns casos o CDB pode se tornar menos rentável do que a poupança. Estude o tema e invista com segurança.

Momentos de crise: Dica 03. Mantenha-se empregado

momentos de crise

Fique atento aos seus indicadores de desempenho e busque mostrar compromisso com sua empresa. Muitas empresas estão fechando já que os recursos estão cada vez mais limitados. Muitas outras estão fazendo grandes cortes de pessoal.

Busque apresentar resultados que mostrem claramente que você é um profissional que soma na empresa em que trabalha. Não permita que problemas diversos afetem seu desempenho profissional, seja resiliente.

Curso gestão de processos, riscos, controles e indicadores

Se você não está satisfeito com o seu emprego atual, pense duas vezes antes de solicitar desligamento. Esta é uma boa hora para manter a paciência e aguardar uma recuperação da economia para tentar se reposicionar.

Se por outro lado a empresa em que você está, apresenta sérios indícios de que não suportará os efeitos da crise, comece o quanto antes a procurar emprego.

Está gostando deste artigo? Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂

Momentos de crise: Dica 04. Busque fontes de renda alternativa

momentos de crise

Já pensou em utilizar suas habilidades para adquirir uma renda extra? Muitos profissionais buscam diversificar suas fontes de renda conciliando dois ou mais trabalhos. Talvez ensinar em algum curso universitário, técnico ou profissionalizante seja uma boa opção para você.

Sempre há a hipótese de empreender também. Com a facilidade do Micro Empreendedor Individual e do Simples, ficou mais fácil inicia um negócio. Com um baixo investimento você pode começar já seu negócio.

Você não precisa abandonar seu emprego atual para iniciar uma outra atividade. No entanto vai precisa estar disposto a sacrificar mais do seu tempo. O quanto de sucesso financeiro você almeja? É fundamental saber para decidir se o esforço compensa para você.

Apesar de estarmos passando por momentos de crise, empreender pode ser uma solução ótima. Considere a possibilidade de abrir uma consultoria na sua área de expertise. Fizemos um post com 12 dicas excelentes para fazer sua empresa de consultoria decolar!

Momentos de crise: Dica 05. Invista em você

momentos de crise

Os momentos de crise um dia vão passar e quando passarem, as oportunidades vão voltar a aparecer. Nesse instante os profissionais mais bem preparados vão estar em vantagem para conseguir as melhores posições no mercado.

Não deixe de se preparar. Desenvolva novas habilidades, conhecimentos, titulações e experiências. Se seus recursos permitirem, pense seriamente em fazer uma pós-graduação em uma área com vasto potencial de crescimento.

Além das pós-graduações, conseguir certificações profissionais (PMP, CIA, CRISC, CFA, etc) na sua área de atuação, vai aumentar seu nível de empregabilidade e seu salário em potencial. Não deixe de estudar também um pouco mais do Microsoft Office.

Invista em idiomas estrangeiros que possuem grande aceitação no mercado, como inglês, alemão, espanhol e francês. Se prepare que a hora de utilizar todo este conhecimento vai chegar.

Duas recomendações muito boas aqui, são os cursos “Máquina de falar inglês” e “Passaporte para a fluência“. O primeiro leva você a construir sua fluência em inglês e o segundo indica quais pontos você precisa trabalhar para atingir a fluência.

Um dica para a sua preparação é o curso de gestão de processos, riscos, controles e indicadores do produtividademaxima.com. Clique aqui e conheça mais sobre ele!

Momentos de crise: Dica 06. Analise com cuidado suas oportunidades de investimento

momentos de crise

Se até o momento você ainda não foi afetado de maneira mais intensa pela crise e está pensando em investir, considere com cautela suas opções de investimento.

Neste momento muitos imóveis que estavam com preços muito elevados estão com vários descontos e facilidades de aquisição. Podem surgir oportunidades únicas para se adquirir um veículo também.

Algumas ações da bolsa de valores estão em patamares muito abaixo do que estavam anteriormente. Elas se tornaram ótimas oportunidades de ganhos elevados (com bastante risco).

A taxa de juros alta também tornou algumas modalidades do Tesouro Direto mais interessantes do que nunca. Momentos de crise sempre apresentam boas oportunidades de comprar ativos diversos a um bom preço.

Se você tiver recursos e conhecimento para fazer isto, não deixe de investir. A crise tem muito a nos ensinar sobre como podemos gerenciar melhor nossos recursos e oportunidades. Mas se posso fazer uma ressalva, cuidado com o que parece muito fácil.

Esquemas de marketing multinível, “negócios mirabolantes” e “à prova de falhas” costumam surgir em momentos de crise. Não quero condenar todas as iniciativas desta ordem, mas infelizmente há pessoas de má fé no mercado. Então fique atento.

Este pode ser um momento único para se desenvolver tanto nos campo profissional quanto no pessoal. Espero que tenha gostado das dicas e não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos! Comente mais abaixo o que você achou.

Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂

Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!

2 Comentários


  1. Excelentes considerações…mas recomendo eliminar o S da palavra e trocá-la por CRIE !

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.