O que é logística, o que faz e como crescer na carreira

Tempo de leitura: 7 minutos

O que é logística? Entender o conceito, pode parecer complexo num primeiro momento, mas ela está mais presente em nosso dia a dia do que podemos imaginar.

O que é Logística?

O que é logística?

Observe os objetos que se encontram no local que você está agora. Podem ter sido adquiridos por alguma loja no centro da cidade ou algum site de vendas na internet.

Mas como podem ter chegado até o local que você está? Foram transportados por caminhões, aviões ou navios?

Nos objetos a sua volta, na roupa que você está vestindo, na comida que nos alimenta. Bem como no trajeto mais rápido para chegar no seu trabalho em uma daquelas manhãs extremamente corridas, a logística está por toda parte.

As diversas atividades que envolvem da compra de um item até o seu recebimento físico e fiscal fazem parte do processo logístico, inclusive no que tange a segurança dos transportes e armazéns.

Logística é o conjunto de processos associados a aquisição, movimentação, armazenamento e destinação de bens tangíveis de uma empresa. Ela está diretamente associada ao conceito da cadeia de suprimentos.

O objetivo da logística é atender de forma tempestiva as necessidades dos diferentes demandantes de bens tangíveis e informações de operações logísticas de maneira econômica e segura.

A logística na sua empresa

O que é logística?

Veja nosso curso de auditoria interna e governança corporativa e aplique os seus conhecimentos de controladoria

Um bom planejamento logístico se torna crucial para que uma corporação se destaque a frente da concorrência.

A logística envolve o uso de ferramentas, técnicas, metodologias e outras competências para a gestão da cadeia de suprimentos da empresa. Os processos logísticos possuem diversos riscos associados e são complexos de gerir.

Sem dúvida, se você já trabalhou com logística, ou se conhece alguém que trabalha com logística, sabe o quanto as jornadas de trabalho podem ser exaustivas. Ter uma boa equipe operacional faz uma diferença enorme nesta atividade.

Como resultado, é possível atingir as metas institucionais estimuladas e melhorar os resultados financeiros.

Particularmente eu costumo enxergar a maior parte dos problemas de empresas que atuam na industrialização ou comercialização de bens tangíveis como sendo riscos associados a algum processo ou subprocesso logístico.

É incrível o volume de desmembramentos que esta área possui e como eles afetam as operações da empresa. Antes de prosseguir, que tal dar uma ajuda para produzirmos ainda mais?

Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂

Transportes

O planejamento de transporte vai se concentrar na otimização e execução do uso de veículos para movimentar mercadorias entre armazéns, locais de varejo e clientes.

Portanto o transporte é multimodal e pode incluir meios marítimos, aéreos, ferroviários e rodoviários.

Por isso, esse gerenciamento envolve otimizar rotas e cargas, pedidos, auditorias de frete e pagamentos, além do gerenciamento de pátios.

O uso de um TMS (Sistema de Gestão de Tráfego) é uma boa prática para operações logísticas com grande volume de movimentações.

Centros de distribuição e estoque

O centro de distribuição ou CD nada mais é do que um grande armazém posicionado estrategicamente para atender a demanda da empresa. Normalmente sua localização geográfica é estudada com o máximo de precisão para garantir uma economia significativa na movimentação dos itens armazenados ali.

O CD tem como objetivo principal oferecer mais agilidade às entregas, aumentando a satisfação dos clientes com sua experiência de compra.

O centro de distribuição possibilitam as empresas uma economia de recursos considerável graças à otimização do transporte e armazenamento de produtos.

A tecnologia hoje é uma grande aliada das empresas em todas as suas operações logísticas, em um centro de distribuição não é diferente.

A compreensão de como funciona um centro de distribuição passa também pelo entendimento da importância estratégica de um controle de estoque eficiente.

É um dos processos mais desafiadores,  pois exige que as equipes tenham comprometimento. Principalmente combatendo o desperdício dos recursos e integrando o estoque com outros setores.

Muitas empresas tomam medidas para realizar esse processo da melhor maneira, categorizando mercadorias, fazendo previsão de demanda e atualizando constantemente seu inventário.

Portanto, promover bons resultados na gestão de estoque irá garantir o bom funcionamento do CD.

GerenciamentoEntenda de auditoria interna e governança corporativa e cria melhor clima organizacional

O gerenciamento da logística em uma organização se concentra na eficiência e no acompanhamento eficaz das atividades diárias relativas à produção de produtos e serviços acabados da corporação.

Esse tipo de acompanhamento faz parte da gestão da Supply Chain(Cadeia de suprimentos) que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento de mercadorias eficientes, efetivos e reversos.

Logística reversa

Essa é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo. Dessa forma, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.

Com o crescimento da relação logística e tecnologia, essa prática tem sido cada vez mais adotada pelas empresas.

Nos vimos que a logística é um conjunto de estratégias e ações para produzir e entregar produtos da forma mais barata e ágil possível às lojas e clientes.

Portanto,  a logística reversa é um conjunto de estratégias e ações para recolher esses produtos utilizados da forma mais barata e ágil possível.

Construindo uma carreira em logística

Assim como a construção de um prédio exige um bom alicerce, você precisa de uma base para firmar e começar sua carreira.

Ter acompanhado os processos a cima lhe darão uma boa noção de como funciona o mundo extremamente amplo da logística.

Mas conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Então, iniciar e concluir uma graduação na área lhe dará uma base firme.

O mercado atual exige que você comprove seu conhecimento, teórico e principalmente prático.

Se já trabalha na área, concluir uma graduação pode lhe proporcionar um bom crescimento profissional. Sim, graduações ainda valem a pena. Mas se está começando agora, aliar a graduação a um estágio seria bastante interessante.

Existem diversos setores que poderá atuar, o número de segmentos, o mercado de atuação, as funções e as atividades variam muito. Por isso é possível trabalhar em fábricas, empresas de transporte, varejistas, atacadistas, aeroportos, portos, e muitos outros locais.

Áreas de atuação

O profissional logístico, independente da área de atuação, deve ser alguém flexível, ou seja, deve estar sempre pronto para grandes alterações nos processos em sua área.

Por isso, ele precisa pensar logicamente o tempo todo, pois suas ações podem determinar o crescimento da produtividade ou grandes prejuízos.

Invista nessa área se gosta de planejar e pensar estrategicamente seus planos. Ou ainda tem interesse em saber como funcionam os diversos setores de uma organização na área produtiva. Construa seu alicerce, termine sua graduação, cresça e agregue a esse mundo que chamamos de logística.

Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂

Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.