Fatores críticos de sucesso na implantação de KPIs

Tempo de leitura: 6 minutos

Um dos grandes fatores críticos de sucesso em qualquer empresa ou projeto é a implementação de KPIs.

Sendo um desses fatores críticos de sucesso, implementar os KPIs é algo que você precisa fazer, não dá pra deixar pra lá. É com eles que você consegue criar metas, acompanhá-las e gerir todo o trabalho da equipe. Tudo isso com toda a certeza que os números vão te oferecer.

Mas para além de acompanhamento, implementar os KPIs permite uma visão muito maior da saúde da empresa. Pense por um momento no quanto você ganha e no quanto gasta: como saber se a conta está batendo, se você está lucrando?

E isso é só o começo do que os KPIs podem te oferecer. Como fatores críticos de sucesso, eles devem ser presença garantida na sua empresa para que você consiga crescer.

Antes de prosseguir Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂

Os KPIs como fatores críticos de sucesso

Pra falar a verdade, dizer que os KPIs são fatores críticos de sucesso chega até mesmo a ser um eufemismo. Implementar KPIs é um processo que precisa ser feito, e que é tão importante para a empresa como os seus próprios funcionários.

Do mesmo jeito que a gente entende que sem funcionários a empresa não faz nada, a que não consegue implementar KPIs não sabe em que pé está. É por isso que ele é um dos fatores críticos de sucesso da operação.

Os KPIs são de extrema importância em qualquer área da empresa, e podem se apresentar em diversos contextos e formas. O mote é tudo o que se faz pode ser medido, desde as vendas até o empacotamento para a entrega.

O KPI é o conceito

Implementar um KPI é o mesmo que passar a acompanhar um conceito. Complicou? É bem fácil, olha só:

Vamos supor por um momento que você trabalhe com a venda de algum dispositivo, como impressoras. O que se faz na sua loja? Algumas pessoas recebem produtos, outras prospectam clientes, outras embalam levam a impressora para seu destino final.

Esses são conceitos de atividades. Embalar a impressora é um trabalho que leva tempo e pode resultar em problemas com a queda do equipamento ou manuseio incorreto. Quer saber o quanto tempo leva para sua impressora ser embalada?

É só estabelecer um KPI. Seu conceito, que nesse caso é “tempo para embalagem de impressoras”, passa a ser mensurável. Se o estoquista demora 5 minutos normalmente e com alguma técnica passa a trabalhar em 2 minutos e meio, seu KPI teve 100% de aproveitamento.

Fatores críticos de sucesso na implantação de KPIs

Olhando por esse exemplo, pode parecer que a gente inventou esse KPI meio que do nada, não é? Mas na verdade não é bem assim. Há muito trabalho por trás da elaboração de um KPI, e sua conformidade com os objetivos da empresa é o que dita o seu valor.

Os fatores críticos de sucesso na implementação de KPIs se mostram como o planejamento, à execução e à interpretação.

Planejando bem, tudo dá certo

O planejamento tem grande importância ao definir como será a implantação em si do KPI e qual sua justificativa. Um dos fatores críticos de sucesso ao implementar KPIs é tentar entender o que eles vão medir e pra que.

Qual é o objetivo de entender em quanto tempo se embala um produto? Para fazer uma entrega mais rápida. Mas o que isso irá gerar? Um aumento na satisfação dos clientes e na capacidade do estoque.

Planejar para entender o que um KPI irá medir é o primeiro passo, sendo um dos seus fatores críticos de sucesso. Isso pode parecer básico, mas com vários processos na empresa ocorrendo simultaneamente, implementar o KPI certo poupa tempo e recursos.

A execução deve ser perfeita

Um dos fatores críticos de sucesso na implantação de KPIs é o seu acompanhamento eficiente. Não adianta nada identificar o KPI certo se ninguém consegue entender o que ele está apontando.

Assim, é necessário acompanhar as metas e estar sempre de olho nos índices e no que eles representam. A fase de implantação é um dos fatores críticos de sucesso dos KPIs.

Muitas vezes, esses índices vão surgir como porcentagens, igual o nosso exemplo lá em cima. Nesses casos, é necessário um profissional qualificado para realmente entender o que isso significa.

É na implantação dos KPIs certos – lembre-se, você já fez o planejamento – que se torna possível conhecer as informações relevantes. A partir desse entendimento, fica fácil compreender processos chave da indústria, desde que você os interprete bem.

E falando nisso…

A interpretação é o que conta

Ter esses fatores críticos de sucesso para implementar KPIs não adianta nada se você não os entende.

A maior dificuldade que muita gente encontra nos KPIs é justamente isso,  entender o que fazer. Esse é um problema, pois mostra que quem está interpretando não tem familiaridade com os índices. Os resultados vêm, e quando eles chegam, é necessário compreendê-los.

Todas as metas dos KPIs, ou seja, seus indicadores, indicam uma ação a ser tomada. Lembra das embalagens das impressoras? Com um KPI de gestão do tempo, você precisa tomar ações quando o índice se aproxima muito de uma área de perigo.

O mesmo pode ser dito para um KPI que não se move. Quando ele fica estático, o que dá pra entender é que não estão sendo tomadas ações buscando a melhoria contínua.

Entendendo os KPIs como fatores críticos de sucesso

O ponto dos KPIs é justamente entender que eles devem deixar o trabalho mais simples, não mais difícil.

É por isso que a gente diz que os KPIs são fatores críticos de sucesso da sua empresa. Acompanhar os dados é simplesmente necessário, principalmente se você trabalha em uma operação complexa, com muita gente e com um monte de responsabilidades.

Esses dados em si e a sua correta interpretação é que realmente são os fatores críticos de sucesso. Você precisa acompanhar o funcionamento da sua empresa, isso é fato. O que os KPIs fazem é entregar essas informações praticamente mastigadas pra você. O desafio é interpretá-los e acompanhá-los.

E olha só, a gente pode ajudar você a aprender tudo o que precisa sobre os KPIs como fatores críticos de sucesso. Duvida? Então vem conhecer nosso curso sobre o assunto!

O “Gestão de Processos, Riscos, Controles e indicadores” vai resolver todas as suas dúvidas sobre o assunto e cimentar de vez a questão dos fatores críticos de sucesso.

Vem estudar com a gente! E se você quer ficar cada vez mais produtivo, não se esqueça: o Produtividade Máxima é o lugar certo pra você. Até a próxima!

Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂

Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.