Vida produtiva: o quê, porquê e como

Tempo de leitura: 8 minutos

Vida produtiva – O quê

Conceituar o que seria uma vida produtiva é bem mais difícil do que parece. Sem dúvida produzimos uma grande variedade de ações, objetos e ideias ao longo da nossa existência.

Então, como poderia alguém definir o que é ser produtivo para outra pessoa? Não seria apenas um caso de valorizar ou desvalorizar aquilo que é produzido pelo outro?

Desse modo, não me arriscando a entrar em um território filosófico que não me cabe discutir, vou explicar o que ser produtivo significa para mim.

Talvez minha ideia sobre produtividade seja diferente da sua. Ainda assim, vou explicar o que significa ter vida produtiva no meu ponto de vista.

Assim vou deixar mais claro o que fundamentou a criação deste blog e com o quê espero contribuir.

Quando criei o produtividademaxima.com, eu tinha uma ideia fixa em mente: “pessoas com uma vida produtiva conseguem alcançar seus objetivos“.

E ainda com este pensamento escrevi este post. Sem dúvida assim como é possível aumentar a produtividade de uma empresa, é possível aumentar a produtividade de uma pessoa.

Vida produtiva – Porquê

vida produtiva

Durante a minha graduação conheci muitas pessoas, aprendi bastante e vivi experiências únicas, mas por volta da metade do curso comecei a me questionar:

  • Será que estou no caminho para alcançar aquilo que realmente quero?
  • O que as pessoas que conseguem sucesso profissional fazem para atingir o patamar desejado?
  • Será que alcançar este sucesso é tudo o que quero?

Então resolvi observar os vários caminhos diferentes que os meus colegas estavam tomando. Certamente eu conseguiria bons insights para uma vida produtiva observando os exemplos deles.

Alguns não levavam a sério sua carreira e hoje ainda estão tentando se alocar em um trabalho decente (após demorar anos para entregar o TCC).

Outros seguiram para ótimos programas Trainee em grandes empresas e estão construindo carreiras sólidas.

Outros se acomodaram nos trabalhos atuais e não tem grandes projetos para o futuro.

Conversando com eles ao longo dos últimos anos vi algo interessante: nenhum dos grupos estava completamente satisfeitos ou insatisfeitos.

Os que ainda estavam buscando se posicionar no mercado normalmente reclamavam da condição financeira, da pressão da família e amigos e da dificuldade de conseguir trabalho.

curso gestão de processos, riscos, controles e indicadores

Por outro lado esbanjavam energia, sempre tinham tempo para se divertir, malhar, continuar estudando e alimentavam projetos de empreender.

Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂

Vida produtiva – Perfis não tão contrastantes

No grupo dos selecionados para grandes empresas o entusiasmo inicial era forte, pois todo um universo novo se abria diante deles.

Mas após o entusiasmo inicial ocorria o choque de realidade com as rotinas de trabalho.

Muitas horas extras, pouco tempo de sono e superiores pouco preparados, mas muito exigentes.

Aos poucos eles viam que sua ascensão ia ser muito mais difícil do que parecia e que precisariam ir muito além para se destacar.

Além disso a vida social e a saúde desmoronavam para alguns, aquilo não era uma vida produtiva.

Infelizmente já não conseguiam realizar nada além de trabalhar. Mesmo assim o desejo de ascender na carreira os mantinha focados.

Por fim os que estavam acomodados com os atuais empregos viviam uma vida mais simples, mas sem grandes objetivos.

Sempre tinham tempo para o barzinho com os amigos, podiam tirar férias com a família e mantinham um bom astral na maior parte do tempo.

Ainda assim lamentavam que não podiam trocar o carro, comprar uma casa ou viajar para o exterior.

Alguns se descuidavam da aparência e outros gastavam tudo que tinham para manter uma boa aparência.

Era como se vivessem um dia de cada vez e sem muitas perspectivas de futuro. Talvez alguns nutrissem o sonho de uma leve e improvável promoção.

Enquanto isso outros sonhavam com a distante aposentadoria que seria suficiente para sobreviver.

Assim concluí que nenhum dos grupos tinha tudo o que desejava. Por outro lado nenhum dos grupos estava completamente insatisfeito.

Alguns dos objetivos deles simplesmente não pareciam se encaixar com as suas vidas atuais.

Ao mesmo tempo pareciam tão presos nas suas rotinas que não conseguiam ver uma forma de atingir o que desejavam.

Foi quando entendi que ter uma vida produtiva é fundamental para quem deseja conseguir o que realmente quer.

Vida produtiva – Como

Vida produtiva

Enquanto tentava entender o que faltava nos meus colegas e em mim para alcançar uma vida produtiva descobri alguns pontos.

Então comecei a verificar se eles se repetiam em outras pessoas. Com certeza essa foi uma das minhas grandes sacadas na vida.

Talvez pareça prepotente avaliar os outros assim, mas qual seria outra forma melhor de avaliar o seu próprio rumo.

Melhor do que passar pelos mesmos problemas que os outros, é aprender com os erros deles.

Desse modo juntei o que aprendi de vários exemplos e cheguei a algumas conclusões sobre o que pode tornar este caminho mais fácil e assertivo.

Assim, além das variáveis TSD, cinco palavras começaram a fazer parte do meu planejamento de rotinas.

Se você quer desenvolver seu potencial produtivo, confira as dicas abaixo.

 

Vida produtiva = Sacrifício

Antes de tudo, você tem que perder algo para ganhar algo. Não adianta desejar ter tudo, pois os recursos são limitados, inclusive seu tempo e energia.

Escolha o que é prioridade e dedique o máximo dos seus recursos nisto. Certamente não recomendo o fanatismo pela carreira, mas um grande esforço.

Dormindo até mais tarde, saindo sempre com os amigos, se alimentando de forma descontrolada e parando de estudar, é quase impossível alcançar objetivos maiores.

Pessoas de sucesso possuem rotinas que lhe permitem o sucesso.

Vida produtiva = Foco

Revise constantemente se o direcionamento que está dando para sua vida está alinhado com o que você deseja para o seu futuro.

Não permita que eventos inesperados lhe retirem do caminho que você traçou para uma vida produtiva. Provavelmente dificuldades vão surgir e você não deve ceder à qualquer pressão.

Se no meio do caminho você decidir fazer uma alteração, esteja seguro de que os possíveis resultados se encaixam nos seus objetivos.

Eu recomendo fortemente que você conheça o trabalho do Paulo Vieira sobre este tema. Veja abaixo um vídeo dele falando sobre o que é foco.

O Paulo desenvolveu um curso fantástico sobre como aprimorar o foco e você pode conhecê-lo clicando aqui.

Vida produtiva = Planejamento

O mais irritante e o mais agradável sobre o planejamento é o fato que nunca acertamos tudo.

Na verdade, para a maioria das variáveis é impossível ter certeza do que acontecerá a seguir. Assim, correções rotineiras no planejamento são fundamentais.

Ao contrário das pessoas que utilizam as incertezas de um planejamento como justificativa para não se planejar, planeje tudo.

Curso Auditoria Interna e Governança Corporativa

Há uma célebre frase de Lewis Carroll que diz: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve“. Seria muito imprudente deixar seu futuro nas mãos do acaso.

Outra vantagem de se ter um bom planejamento, é o controle sobre a ansiedade. O excesso de ansiedade pode fazer muito mal e até mesmo paralisar você.

A Paula Abreu desenvolveu este livro excelente sobre assumir as rédeas da vida. Conheça mais sobre este ótimo material clicando aqui.

Vida produtiva = Confiança

Quase ninguém acreditará que você conseguirá, inclusive pessoas do seu círculo de amigos mais próximos.

Então não desanime se em alguns momentos não receber apoio ou se parecer muito difícil chegar onde você quer.

Não superestime ou subestime suas capacidades, seja o mais neutro possível ao se auto-avaliar e descubra onde precisa melhorar.

Enquanto enxergar suas debilidades e conseguir superá-las, sua confiança vai aumentar. Se seu problema é a timidez, leia este post sobre o tema, com certeza as dicas serão úteis.

Vida produtiva = Coragem

Sem dúvida ter medo excessivo do desconhecido vai bloquear completamente seu desenvolvimento.

De fato algumas decisões precisam ser tomadas sob condições de muita incerteza e você precisa ter coragem para guiar seu caminho sob as mais difíceis circunstâncias.

Você já sabe que não vai ser fácil, o ponto é: você vai seguir em frente ou vai desistir?

Se afiar sua coragem por vencer medos que lhe impedem de seguir em frente, suas chances de sucesso vão aumentar. Invista no seu potencial, nada pode lhe dar maior retorno!

Finalmente, espero que as ferramentas e dicas que vou disponibilizar aqui no produtividademaxima.com possam ser muito uteis para você.

Enquanto lê o blog, pense em como as dicas podem lhe ajudar a alcançar uma vida produtiva e atingir seus objetivos profissionais e pessoais. Muito sucesso para todos nós!

Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂

Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.