Administrador de empresas – 21 rumos possíveis para sua carreira

Tempo de leitura: 30 minutos

Administrador de empresas – Uma carreira de muitas possibilidades

Administrador de empresasA profissão de Administrador de empresas é uma das que mais cresce no Brasil. O curso de graduação é constantemente listado como o que possui o maior número de alunos matriculados.

Por ser um curso tão popular o nível de concorrência para entrar em boas escolas e para conseguir um bom trabalho é elevadíssimo.

A boa notícia é que o mercado é amplo e cada vez mais a profissão é valorizada por empresas de diversos portes. Que possibilidades o curso reserva para você?

Fizemos uma lista de caminhos para sua carreira como administrador de empresas indicando o que cada direcionamento exige. Confira para aumentar suas chances de sucesso! Você vai descobrir:

  • Quais as habilidades mais valorizadas;
  • Quais as atividades desempenhadas; e
  • Quem são seus potenciais concorrentes.

Está na hora de se preparar e conquistar o mercado!

01. Administrador de empresas – Marketing

Administrador de empresasO que faz: Define o público-alvo e qual a melhor forma de conquistar seu interesse, atender suas expectativas e fidelizá-lo.

Também auxilia no desenho e precificação de novos produtos e alterações no portfólio de produtos da empresa.

É um profissional que está atento as oportunidades de mercado que surgem com base no perfil de consumo do seu público-alvo.

Principais Concorrentes: Tecnólogos de marketing, publicitários e designers.

Habilidades valorizadas: Habilidades com softwares gráficos (Photoshop, InDesign e Illustrator) são muito valorizadas principalmente por empresas de pequeno e médio porte.

Habilidades com softwares de coleta e análise de dados como o SPSS podem lhe ajudar bastante a conseguir um bom posicionamento no mercado.

Outras habilidades cada vez mais fundamentais são a gestão de mídias sociais e o domínio de sistemas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM).

Como se destacar: É notório que poucos profissionais desta área tem habilidades com cálculos financeiros. Este pode ser um grande diferencial para assumir um cargo de gestão.

Um gerente de marketing que não consegue seguir o orçamento e que não entende como os processos operacionais estão vinculados com a atividade dele não tende a ser bem-visto pelos seus pares. Veja um pouco mais no vídeo abaixo:

Conheça os processos da sua empresa e aprenda a estimar o retorno do investimento em marketing!

02. Administrador de empresas – Operações

Administrador de empresasO que faz: Gerencia toda ou parte da cadeia operacional da empresa. Responsável pelas áreas de logística, produção, projetos, sistemas, processos e qualidade.

Principais Concorrentes: Engenheiros.

Habilidades valorizadas: É fundamental ter sólidas habilidades de cálculo e uma visão sistêmica (holística). Isto permite a este profissional ver a interação de sistemas, pessoas e tecnologias nos processos da empresa.

Conhecimento de sistemas de informação em especial ERPs e soluções de BI é um diferencial. Já o pacote Office é um requisito básico. Se não dominar Excel, pode desistir.

Como se destacar: Excel, Project e Visio deveriam se tornar três dos seus melhores amigos. Para um administrador de empresas concorrer com engenheiros para esta vaga é necessário ter uma bagagem com experiência, habilidades técnicas e de liderança bem afinadas.

É uma posição normalmente de nível de gerência ou diretoria. Assim, além da experiência, um MBA numa boa escola de negócios pode lhe ajudar a se destacar.

03. Administrador de empresas – Produção

Administrador de empresasO que faz: Gerencia a cadeia produtiva da empresa com o intuito de alcançar o máximo de eficiência (fazer mais com menos) e eficácia (fazer corretamente) possível.

Sua atividade normalmente se estende para a gestão da manutenção dos ativos utilizados na produção.

Principais Concorrentes: Engenheiros, principalmente os de produção.

Habilidades valorizadas: Excel é fundamental para este profissional que convive com o mantra: lista-técnica, orçamento, quantidade e qualidade. O conhecimento de ferramentas de PCP (planejamento e controle de produção) pode ser pré-requisito para algumas vagas.

A habilidade de negociar com as áreas que tem envolvimento direto é fundamental. Nada pode atrapalhar o processo produtivo!

Imagine por exemplo esquecer de inserir um item fundamental da lista-técnica de um produto no pedido de compras e não conseguir negociar a quebra de uma burocracia para acelerar esta compra! O dano poderia ser imenso.

Um forte conhecimento de processos é cada vez mais procurado por empresas que possuem um sistema de controle da qualidade na produção.

Como se destacar: Além de ser um bom analista precisa ter uma presença forte, que transmita segurança e senso de responsabilidade. É uma das atividades básicas da operação de uma empresa.

A visibilidade tende a ser muito boa tanto dentro da própria empresa como no mercado. Realizar cursos de curta duração ou mesmo uma pós-graduação focados no segmento de atuação da sua indústria pode ajudar você a crescer mais rápido.

04. Administrador de empresas – Compras

Administrador de empresasO que faz: Consolida toda a necessidade de compras de bens e serviços da empresa. Seleciona fornecedores que atendam os requisitos de preço, qualidade e prazo estipulados.

Principais Concorrentes: Contadores.

Habilidades valorizadas: Administração de compras (também chamada administração de suprimentos) é uma atividade que requer muita confiança.

Acima de tudo este profissional tem que apresentar comprometimento com o uso eficiente dos recursos da empresa e uma postura incorruptível.

Muitas fraudes ocorrem no processo de compras de bens e contratação de serviços. Gerenciar este risco é fundamental para garantir a salvaguarda dos ativos da empresa.

É fundamental se expressar bem, ter habilidade de negociação e manusear sistemas de informação e e-mail com facilidade.

Como se destacar: Esta é uma função onde o administrador de empresas leva certa vantagem, principalmente pela formação generalista. Siga as rotinas estabelecidas pela empresa e apresente os resultados financeiros gerados pelo seu trabalho.

Normalmente redução de preços e negociação de melhores prazos de pagamento encantam a diretoria. Os indicadores que você apresentar podem levar você a uma promoção rápida para gerir a cadeia de suprimentos da empresa.

05. Administrador de empresas – Controladoria

Administrador de empresasO que faz: Gerencia a informação financeira e contábil da empresa auxiliando no processo de tomada de decisão.

O controller tem envolvimento direto com o orçamento e as demonstrações contábeis.

Muitas vezes é também o gestor responsável pelo patrimônio, contabilidade fiscal, contabilidade gerencial e organização societária da empresa.

Principais Concorrentes: Contadores.

Habilidades valorizadas: Conhecimentos contábeis e da legislação tributária e fiscal são fundamentais para esta função.

Domínio de Excel e conhecimento de cálculos financeiros são habilidades básicas. Experiência em grandes empresas de auditoria são muito procuradas.

Como se destacar: Aumente seu conhecimento técnico na área tributária e desenvolva um perfil de liderança. O controller tem muita exposição à alta gestão da empresa. Utilize esta exposição para transmitir a segurança que os diretores esperam de um futuro diretor.

Uma boa opção para o administrador de empresas é cursar contabilidade e ampliar muito sua competitividade. Esta vaga quando ocupada por um administrador de empresas, normalmente exige MBA.

Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂

06. Administrador de empresas – Qualidade

Administrador de empresasO que faz: Assegura que os bens produzidos e os serviços prestados pela empresa estejam em conformidade com as normas estabelecidas internamente e por entidades externas como os governos e agentes reguladores.

O gestor da qualidade muitas vezes também é responsável pela análise da produtividade da empresa.

Principais Concorrentes: Engenheiros, tecnólogos e profissionais especializados na indústria de atuação da empresa.

Habilidades valorizadas: Forte capacidade analítica, conhecimento de processos, senso de organização e entendimento profundo dos produtos. O administrador de empresas precisa mergulhar na operação.

Profissionais de qualidade muitas vezes são responsáveis pelo desenvolvimento de indicadores de performance (desempenho) da empresa. Ter este conhecimento é um grande diferencial.

Como se destacar: Este é um profissional muito valorizado por certificações (Six Sigma por exemplo) e experiência. Vale a pena investir em bons cursos que preparem para a conquista de uma certificação.

Um administrador de empresas experiente em determinada indústria, consegue destaque nesta função principalmente pela sua visão sistêmica do negócio.

Um profissional de qualidade também tem de se mostrar comprometido com o controle de custos da empresa. O aumento na percepção de qualidade dos produtos tem de gerar retorno para a empresa.

07. Administrador de empresas – Finanças

Administrador de empresasO que faz: Gerencia a captação e aplicação de recursos, negociação de dívidas, faturamento, contas a pagar, contas a receber e a concessão de crédito.

A gestão do fluxo de caixa e o planejamento financeiro são duas das principais atribuições deste profissional.

Principais Concorrentes: Contadores, Economistas e tecnólogos.

Habilidades valorizadas: Este é um dos profissionais que estão constantemente em falta no mercado. O profissional de finanças precisa ter um forte conhecimento de matemática financeira, domínio de Excel e uma postura que demonstre seriedade e polidez.

Por lidar com os recursos financeiros da empresa diretamente, este profissional precisa transmitir não apenas o senso de responsabilidade, mas também de honestidade.

Fraudes também são comuns na gestão financeira das empresas. O profissional do setor deve ter atenção em documentar ao máximo possível suas rotinas. Isto evita questionamentos indesejados quanto as suas decisões.

Como se destacar: O administrador de empresas tem contato com várias matérias sobre finanças durante sua graduação. Dependendo do setor de atuação alguns temas específicos do mercado de finanças precisam ser considerados.

Em um banco de varejo por exemplo a certificação CPA20 tem bastante valor. Em uma empresa de exportação conhecimentos sobre riscos de mercado, hedge, opções e futuros são fundamentais para o crescimento na carreira.

Um MBA em uma boa escola de negócios é um diferencial e em muitos casos é um pré-requisito para ascender na carreira. A certificação Chartered Financial Analyst (CFA) é a cereja do bolo no currículo destes profissionais.

08. Administrador de empresas – Processos

processosO que faz: Identifica, documenta, propõe melhorias e monitora os processos da empresa. Entenda mais sobre esta profissão no nosso megapost sobre gestão de processos.

Principais Concorrentes: Engenheiros e tecnólogos.

Habilidades valorizadas: O administrador de empresas precisa ir além de desenhar fluxogramas. É fundamental conhecer ferramentas de melhoria de processos que existem no mercado.

Deve ter uma participação proativa no desenho de novas operações da empresa. O domínio de softwares e de técnicas de monitoramento dos processos é fundamental. Adicione aqui uma forte habilidade analítica e escrita perfeita.

Como se destacar: Esta é uma área que desperta o interesse de muitos dos que desejam se tornar um administrador de empresas. Ainda assim, tem recebido pouca atenção do mercado por anos e só recentemente começou a decolar.

É comum que as atividades de gestão de processos estejam lotadas em setores como RH (desenvolvimento organizacional) e qualidade.

Empresas de consultoria valorizam muito este conhecimento já que um dos principais produtos de diversas consultorias é a melhoria de processos. Conheça nosso curso de Gestão de Processos, Riscos, Controles e Indicadores.

09. Administrador de empresas – Planejamento

Administrador de empresasO que faz: Desenvolve modelos de simulação de cenários e define situações possíveis com base nas decisões que podem ser tomadas pela empresa.

O desenvolvimento do planejamento envolve a utilização de orçamentos projetados, viabilidade de investimentos e capacidade operacional da empresa.

Para se realizar um planejamento assertivo é necessário ter um entendimento profundo da empresa e da indústria de atuação dela.

Principais Concorrentes: Engenheiros.

Habilidades valorizadas: Visão sistêmica, forte capacidade analítica, habilidade de criar e simular modelos futuros com base em cálculos matemáticos e conhecimento das diversas ferramentas de planejamento como BSC, matriz SWOT e 5 forças de Porter.

Excel e PowerPoint são conhecimentos indispensáveis. A criação e o monitoramento dos indicadores de desempenho se tornou um pré-requisito para atuar nesta área em muitas empresas.

Como se destacar: Quase todo administrador de empresas deseja trabalhar ou participar de um planejamento estratégico. No entanto poucos se apercebem que é impossível fazer um bom planejamento sem ter um entendimento sólido sobre o negócio da empresa.

Para ascender numa carreira de planejamento o nível de acerto dos cenários desenhados precisa ser alto. A experiência junto com o entendimento do negócio são as formas mais comuns de ascensão deste profissional.

10. Administrador de empresas – Comércio Exterior

Administrador de empresasO que faz: Gerencia as rotinas de importação e exportação de bens e serviços da empresa. É o responsável pela conformidade com a regulação nacional e internacional, a negociação de contratos, a contratação de operadores logísticos e de seguros, o monitoramento das cargas, redução do risco de câmbio e o relacionamento com os clientes e fornecedores internacionais.

Principais Concorrentes: Tecnólogos, contadores e advogados.

Habilidades valorizadas: Inglês FLUENTE é pré-requisito. Habilidade de negociação, conhecimento de INCOTERMS e de legislação nacional e internacional são muito importantes.

Este profissional precisa constantemente se atualizar quanto as condições econômicas e políticas globais. Deve sondar novas oportunidades de negócios e medir o risco das suas operações. No setor de commodities o conhecimento de derivativos é essencial.

Como se destacar: Ter habilidades em Excel, mercado cambial e instrumentos de proteção cambial são muito importantes para crescer na carreira. Quanto mais idiomas falar melhor.

Esta é uma profissão em que o conhecimento de outras línguas é profundamente valorizado. Disponibilidade de viagens pela empresa e mesmo de morar no exterior são muito importantes também.

Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂

11. Administrador de empresas – Projetos

Administrador de empresasO que faz: Responsável pela gestão de recursos (financeiros, tecnológicos e humanos), riscos, qualidade e prazos para a realização de objetivos específicos de uma empresa.

Principais Concorrentes: Engenheiros e profissionais de TI.

Habilidades valorizadas: Conhecimento de modelos de gestão projetos e das técnicas do PMBOK são essenciais nesta área. Excel novamente é um pré-requisito e o Microsoft Visio também é bastante utilizado para a criação de diagramas.

O Microsoft Project é uma ferramenta muito requisitada também para estes profissionais. Experiência em grandes empresas de construção, consultoria e de TI são bons diferenciais.

Fundamental também é gerenciar as rotinas adequadamente, já que os prazos são um dos pontos focais na execução dos projetos.

Como se destacar: Obter uma certificação PMP é fundamental para crescer na carreira e essencial para o administrador de empresas concorrer neste mercado.

Experiência anterior em uma grande empresa ou em grandes projetos governamentais geram bastante exposição para o currículo do profissional. Um MBA em uma boa escola de negócios também é um diferencial além da habilidade de negociação e de comunicação apurada.

12. Administrador de empresas – Recursos Humanos

Administrador de empresasO que faz: A gestão de pessoas envolve captar, selecionar, admitir, integrar e treinar profissionais além de avaliar seu desempenho.

Os profissionais desta área também definem modelos de remuneração atraentes para os funcionários e para a empresa, plano de cargos e salários, pesquisa de clima organizacional e descrevem as funções de cada cargo.

Muitas vezes estes profissionais são responsáveis pelo pagamento dos funcionários. Também acompanham processos trabalhistas e aplicam técnicas de desenvolvimento comportamental para formular a cultura da empresa.

Principais Concorrentes: Psicólogos e tecnólogos.

Habilidades valorizadas: Senso de organização é fundamental e o conhecimento de modelos e sistemas de avaliação de pessoas é um diferencial importante. Conhecimento de técnicas de seleção por competências e excelente comunicação verbal e escrita são essenciais.

É muito importante que este profissional seja reconhecido como alguém de postura séria e objetiva e não como alguém prolixo.

O administrador de empresas leva certa vantagem nesta carreira por ser um profissional cuja formação estimula a objetividade e o uso de números para tomada de decisão.

Como se destacar: Conhecimento de ferramentas de gestão de pessoas (mais destacadamente controle de ponto e fechamento da folha de pagamento) e de legislação trabalhista são muito requisitadas para diversas funções nesta área.

Conhecimento de sistemas e plataformas de captação e seleção de pessoas como os portais vagas.com.br e catho podem ser pré-requisitos em algumas seleções.

O conhecimento de técnicas para criação e gestão de indicadores de gestão de pessoas é um diferencial importante que pode acelerar sua carreira.

Apesar de ser uma área de atuação clássica do administrador de empresas, a psicologia é muito bem vista nesta profissão.

Considere a possibilidade de fazer uma segunda graduação e se destacar bastante no mercado de trabalho. Um MBA em uma boa escola de negócios também é um diferencial para este profissional.

13. Administrador de empresas – Logística

Administrador de empresasO que faz: Gerencia o recebimento e a armazenagem de suprimentos para a cadeia produtiva da empresa bem como a distribuição dos produtos para os respectivos clientes / destinos.

Principais Concorrentes: Engenheiros e tecnólogos.

Habilidades valorizadas: Conhecimento de sistemas ERP (sistema de gestão integrado), WMS (sistema de gestão de armazéns) e de MRP (sistema de planejamento da necessidade de materiais) são muito valorizados.

Excel é fundamental junto com o conhecimento de cálculos e técnicas de gestão de estoques (FIFO, LIFO, ponto de ressuprimento e rotinas de inventário por exemplo).

Como se destacar: Experiência em transportadoras pode auxiliar no currículo deste profissional. Fraudes também são comuns nas rotinas de distribuição e recebimento de bens. Por isso o responsável pela logística deve seguir o mais próximo possível todas as diretrizes da empresa.

Questione pontos em que julgue que a segurança dos recursos precisa ser melhorada. Entenda os custos e os indicadores logísticos. Este é um diferencial para o administrador de empresas que deseja se destacar.

É fundamental ter disponibilidade de horário já que as jornadas de trabalho podem se estender muito para atender aos desafiadores prazos.

14. Administrador de empresas – Vendas

Administrador de empresasO que faz: Prospecta clientes para a venda de bens e serviços. Cadastra clientes e mantém contato com eles em busca de realizar novas vendas.

Principais Concorrentes: Tecnólogos e contadores.

Habilidades valorizadas: O administrador de empresas precisa ter uma Excelente comunicação. A área de vendas é tão ou mais importante do que a área de produção de uma empresa. É por meio das vendas que os recursos financeiros entram na empresa.

Além de habilidade de convencimento, conhecimento do produto e da marca, postura polida e simpatia algumas áreas exigem determinadas credenciais para atuação como é o caso dos corretores de imóveis.

Como se destacar: Bons vendedores sempre vão ter seu lugar no mercado. Infelizmente bem poucos mostram habilidades de negociação, gestão e encantamento dos clientes. Aprenda a encantar e fidelizar seus clientes que você conseguirá manter um bom volume de vendas sempre.

Para crescer nesta carreira as movimentações de uma empresa para outra ou migrar do atendimento no varejo para a representação e distribuição de alguma marca tendem a ser caminhos mais comuns.

Muitas vezes o administrador de empresas num cargo mais elevador de vendas é chamado de executivo de contas. Isto porque na prática ele gerencia uma carteira de clientes e é esta administração da carteira de clientes que pode ser um dos seus principais trunfos para o sucesso.

15. Administrador de empresas – Funcionário público

Administrador de empresasO que faz: A função de entrada no serviço público normalmente é em cargos de analista (nível superior) ou assistente (nível médio). As áreas de atuação são diversas, indo desde empresas públicas à órgãos reguladores e entidades do judiciário.

Principais Concorrentes: Todos os detentores de diploma de nível superior (em caso de concurso com qualquer área de formação).

Habilidades valorizadas: Para ingressar na carreira o caminho é estudar para concursos. Aqui no produtividademáxima tem um post sobre um concurseiro que já foi aprovado em 10 concursos.

Ele ensina como é possível desenvolver uma técnica de estudos que permite ser aprovado com mais facilidade. Leia! Para entrar nesta carreira tem que gostar de estudar. Melhor, tem que ser um estudante profissional.

Como se destacar: Estude, estude muito mesmo, porque este é o caminho mais certo para se conseguir sucesso nesta carreira. Nesse meio tempo se adquirir habilidades de leitura dinâmica você pode conseguir acelerar seu nível de aprendizado. Confira nosso post sobre o tema.

Existem vagas de concurso que exigem o grau de bacharel de administrador de empresas. No entanto é mais comum encontrar vagas cuja a formação exigida é “qualquer área de formação”. Nesta obviamente o administrador de empresas pode concorrer também.

Quem passa em um concurso acaba estudando para passar em outro e assim por diante até alcançar a renda que considera ideal.  Acima de tudo não pare de estudar porque o caminho é esse mesmo.

Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂

16. Administrador de empresas – Professor

Administrador de empresasO que faz: Prepara profissionais para o mercado de trabalho atuando em universidades, faculdades, centros de ensino técnico e profissionalizante.

Principais Concorrentes: Formados em áreas de ensino que preenchem a grade de administração como engenharia, matemática, direito, contabilidade e economia.

Habilidades valorizadas: Simpatia, gosto pelos estudos, artigos publicados em periódicos científicos, prêmios e titulações são muito importantes para a carreira deste profissional.

Conseguir transmitir com clareza e eficácia as matérias vai fazer com que você ganhe o respeito e admiração dos alunos. Isso vai lhe garantir um nome cada vez mais valorizado no mercado.

Como se destacar: Titulações são fundamentais. Aqui se tornar doutor faz toda a diferença. No Brasil a carreira é incentivada por meio de bolsas de estudos para cursar mestrado e doutorado tanto no Brasil como no exterior.

Um professor não para de estudar nunca e neste caso desenvolver técnicas de leitura dinâmica podem lhe ajudar muito. Experiências em grandes empresas podem ser um importante diferencial para entrar em grandes escolas de negócios.

Um administrador de empresas experiente consegue se destacar como professor em vários cursos. Ele pode lecionar disciplinas para cursos como contábeis, atuariais, economia, engenharias, relações internacionais, etc.

17. Administrador de empresas – Coaching

Administrador de empresasO que faz: Utiliza técnicas multidisciplinares para auxiliar seus coachees a alcançar seus objetivos em diversos campos da vida.

O coach (instrutor) é um profissional que busca estimular a motivação, auto-confiança e o planejamento pessoal e profissional de seus coachees (alunos).

Principais Concorrentes: Psicólogos e professores.

Habilidades valorizadas: Experiência profissional prévia é muito importante ou você simplesmente não entenderá de que seus coachees estão falando. Atenção focada, técnicas de entrevista e oratória são muito bem vistas.

Atualmente o domínio de mídias sociais facilita o alcance de novos coachees. Além disto cursos de coaching em instituições de renome no tema, como a Febracis, são diferenciais para este profissional. O perfil dele tende a ser de um profissional liberal ou um empreendedor.

Como se destacar: Construa seu nome. Se possível construa um blog ou site em que divulgue suas técnicas de coaching e atraia coachees em potencial. A experiência como administrador de empresas ajuda bastante também, já que muitos clientes deste serviço são ou desejam ser gestores.

Titulações de mestre e doutor em áreas diversas também são muito apreciadas. Se prepare, estude, expanda seu network e vá além, pois esta é uma atividade em alta com boas oportunidades no mercado.

18. Administrador de empresas – Consultoria

Administrador de empresasO que faz: Desenvolve soluções diversas para atender as necessidades de clientes em áreas nas quais possui conhecimento.

São profissionais liberais, empreendedores ou funcionários de firmas de consultoria que realizam projetos diversos desde análises financeiras ao desenvolvimento e implantação de sistemas.

Principais Concorrentes: Engenheiros, contadores e advogados.

Habilidades valorizadas: Consultores são profissionais com forte habilidade analítica, boa oratória, redação de alta qualidade e domínio sobre o tema para o qual presta o serviço de consultoria.

O domínio de softwares diversos é muito importante principalmente de ERPs e do pacote Office. Passagens por grandes firmas de consultoria são muito bem vistas no mercado. O conhecimento de gestão de processos é pré-requisito para muitos trabalhos.

Como se destacar: O administrador de empresas tem a facilidade de uma visão sistêmica de negócios inerente a sua formação. No entanto isto não é suficiente. Adquira certificações profissionais da sua área de atuação (CBPP, COBIT, ITIL, CFP, etc).

Foque em obter a certificação de gestão de projetos (PMP). Uma pós-graduação numa boa escola de negócios é um diferencial assim como as titulações de mestre e doutor.

Uma possibilidade para profissionais mais experientes é abrir sua própria empresa de consultoria. Para isto a passagem por grandes empresas também é um diferencial importante.

19. Administrador de empresas – Auditoria interna

AuditoriaO que faz: Testa controles internos, investiga fraudes, realiza análises de negócio diversas e propõe recomendações para melhorar as operações da empresa e aumentar sua lucratividade.

O mantra deste profissional é: “Governança, risco e compliance“. Sua prestação de contas é para com o conselho de administração da empresa.

Sua atividade é encarada como atividade de avaliação e de consultoria já que gera recomendações e não decisões diretas.

Principais Concorrentes: Contadores e advogados.

Habilidades valorizadas: Conhecimento dos princípios e técnicas de auditoria interna, domínio de Excel e de softwares de tratamento e análises de dados para auditoria, como o ACL e o IDEA, e o conhecimento de ERPs são muito requisitados.

Apesar de contadores levarem certa vantagem, já que os conhecimentos contábeis são muito importantes para a auditoria, o administrador de empresas ganha cada vez mais espaço nesta carreira.

Curso Auditoria Interna e Governança Corporativa

O conhecimento de gestão de processos, riscos controles e indicadores é muito requisitado para este profissional. Confira nosso curso sobre o tema.

Como se destacar: Obtenha uma certificação profissional do TheIIA que se encaixe adequadamente na sua carreira e também a certificação CIA.

O exame é difícil e exige um ótimo preparo, mas vale muito a pena já que poucos profissionais da área possuem a certificação. Passagem por uma Big Four e um MBA em uma boa escola de negócios é um diferencial muito forte.

Para se destacar ainda mais nesta área, o administrador de empresas deve considerar a possibilidade de fazer uma segunda graduação. Contábeis, direito e engenharia de produção são as mais recomendáveis.

20. Administrador de empresas -Empreendedorismo

Administrador de empresasO que faz: Desenvolve novos negócios gerando empregos e desenvolvimento econômico e social para uma região. Empreender é um dos maiores desejos de um administrador de empresas.

Principais Concorrentes: Outros empreendedores da mesma indústria que você.

Habilidades valorizadas: Conhecimentos de administração em todas as áreas da empresa (administração geral), liderança, planejamento e orçamento são fundamentais.

O empreendedor que obtém sucesso é normalmente alguém que se prepara para empreender e então aproveita as oportunidades que surgem.

Ter conhecimento das tecnologias modernas é cada vez mais essencial assim como o domínio de ferramentas gerenciais. O conhecimento de gestão de processos, riscos controles e indicadores é muito importante para os empreendedores. Confira nosso curso sobre o tema.

Como se destacar: Nem todo administrador de empresas deseja empreender, ainda assim o curso de administração ajuda bastante na formação de empreendedores bem sucedidos. A experiência como executivo de empresas já atuantes no mercado é muito valiosa e aumenta suas chances de sucesso.

Considere iniciar sua carreira em uma empresa que possa lhe ensinar bastante sobre as práticas de gestão empresarial. Após reunir os recursos e a experiência necessária inicie sua atividade empreendedora.

Expanda seu network, defina as indústrias que mais lhe interessam atuar e caia em campo!

21. Administrador de empresas – Investidor

Administrador de empresasO que faz: Aplica recursos em investimentos diversos com o intuito de receber retornos de curto, médio e longo prazo.

Conhece o mercado financeiro e tem entendimento profundo de administração financeira.

Principais Concorrentes: Outros investidores.

Habilidades valorizadas: Para ser investidor o pré-requisito é ter dinheiro e conhecimento de matemática financeira e do mercado financeiro. Um bom investidor se mantém constantemente bem informado das empresas onde investe e da indústria em que elas estão inseridas.

O ambiente político e econômico também é de forte influência para o mercado financeiro e para este profissional. O caminho mais natural para se tornar um investidor é acumular recursos e estudar o mercado financeiro.

Um curso muito bom para quem deseja se tornar investidor do mercado de ações é o “árvore da riqueza“. Uma ferramenta excelente para análise financeira é o “GuiaInvest“.

E para quem deseja crescer com a renda fixa, uma boa opção de curso é o “Segredos do tesouro direto“.

Como se destacar: Estude e desenvolva habilidades de análise de investimentos. Como administrador de empresas, analise os negócios onde investe considerando informações além das demonstrações financeiras.

Diversifique entre renda fixa e renda variável sempre respeitando o nível de risco que você considera adequado. Não confie plenamente em analistas de corretoras.

Se os analistas tivessem todas as respostas para o comportamento do mercado eles já estariam investindo ao invés de estar dando dicas de investimento.

Administrador de empresas – Áreas adicionais

Além destas possibilidades, um administrador de empresas pode atuar também em áreas como:

  • Gestão de riscos;
  • Administração de contratos;
  • Business Intelligence;
  • Gestão de sistemas; e
  • Administração do patrimônio.

Ainda existem outras áreas possíveis para a carreira do administrador de empresas, mas vou encerrar por aqui. O currículo generalista do administrador de empresas abre muitas possibilidades para os formados.

Cabe a você escolher a opção que se adéqua mais ao seu perfil. Para crescer em qualquer um dos rumos que a sua carreira pode tomar, é essencial ser um bom comunicador e não um analista tímido e isolado.

Além disto é importante ter claro em seu planejamento de carreira até onde você quer chegar. Espero que tenha gostado da lista e continue acompanhando nosso blog.

Compartilhe o conteúdo e insira seu e-mail nos formulários de contato para receber um link de acesso à nossa pasta com ferramentas gerenciais gratuitas.

Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂

Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!

1 comentário


  1. Ola!
    Minha profissão é esta aí. Tenho várias experiências na área de administração de empresas: grandes e pequenas. Se interessar, enviarei nome de todas . Posso também trabalhar como treinamentos para iniciantes ou um novo serviço que será implantado na empresa.
    Meu currículo completo será enviado caso ache interessante. Sou também formado em matemática
    professor.
    Obrigado!
    Delair

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.